Buscar

VACINA TRÍPLICE VIRAL PODE DIMINUIR GRAVIDADE DO COVID-19, AVALIAM OS CIENTISTAS



Cientistas americanos investigam se a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), conhecida como MMR, pode diminuir os sintomas do Covid 19. Algumas vacinas fornecem proteção contra outras infecções e esse pode ser o caso da tríplice viral.


Artigo do mBio (jornal da Sociedade Americana de Microbiologia) afirma que vacinas produzidas com microrganismos vivos atenuados induzem um efeito que ativa os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do nosso organismo, para funcionarem de maneira mais ampla contra infecções.


"Um estudo clínico com a tríplice viral em populações de alto risco pode trazer uma medida preventiva e de salvar vidas”, segundo Paul Fidel Jr, pesquisador americano. Ele diz que ninguém será prejudicado por tomar uma vacina que protege contra sarampo, caxumba e rubéola e pode ajudar contra o Covid 19.


Sintomas leves foram observados em 955 militares dos EUA (onde a vacina MMR é obrigatória para os recrutas) que testaram positivo para Covid-19. Dados também sugerem que, onde pessoas recebem essa vacina, são baixas as taxas de mortalidade pela doença.

Também é fato que o Covid 19 não teve grande impacto nas crianças e uma das razões pode ser a proteção da vacina tríplice, cuja primeira dose é aplicada a partir dos 12 meses de vida.


Os estudos ainda precisam ser concluídos, mas os autores recomendam que todos os adultos, especialmente profissionais de saúde e pessoas em casas de repouso, recebam a vacina.


Este assunto, aliás, foi comentado no programa de Fátima Bernardes. Mas são apenas estudos. Por enquanto, a única certeza é que distanciamento social, boa higiene e uso de máscara são as melhores armas para se evitar ser atingido pelo COVID-19.

Preocupado com a saúde e as vidas de nossa gente, estou divulgando esta matéria, como forma de levar informações que possam ajudar a todos. Mas, lembre-se: cabe a cada um pesquisar e tirar suas conclusões pessoais.


ASSISTA O VÍDEO ABAIXO, EXIBIDO NO PROGRAMA DE FÁTIMA BERNARDES: